As comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, todas da Câmara dos Deputados, promovem audiência pública na quarta-feira (9), às 10h, para discutir as causas e ações de combate ao desmatamento na Amazônia.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgados em janeiro deste ano, mostram que o desmatamento na região amazônica, entre agosto e dezembro de 2007, foi de 3.235 km², o equivalente a cerca de 320 mil campos de futebol.
A maior parte dos desmatamentos detectados no período se concentrou em três estados: Mato Grosso (53,7%), Pará (17,8%) e Rondônia (16%). Entre as causas apontadas pelo instituto estão a seca prolongada e uma possível influência do avanço da produção de soja e da pecuária nas regiões.
Medidas
Depois do anúncio dos dados, o governo anunciou medidas para conter o desmatamento, mas em fevereiro o Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter) voltou a detectar aumento das áreas desmatadas. Em apenas um mês (fevereiro), a área desmatada foi de 725 km². O número representa um crescimento de 13% em relação ao mês de janeiro.
Convidados
Foram convidados para audiência a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes; o ministro da Justiça, Tarso Genro; o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Fábio de Salles Meirelles; e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Manoel José dos Santos.