Na próxima sexta-feira, 5 de outubro, quando se comemora no país o Dia da Pequena Empresa, o Sebrae em Rondônia realiza em Vilhena, sul do Estado, o Seminário de Apicultura 2007, evento que deve reunir cerca de 250 pessoas ligadas ao setor. Entre as atividades programadas está a palestra internacional “Oportunidades de mercado para a apicultura: uma possibilidade de desenvolvimento sustentado”, com o peruano Andrés Llaxacondor.
Extensionista da empresa Abejas del Peru, Llaxacondor, é um dos convidados para o evento, que faz parte da programação da Semana da MPE em Rondônia, que inclui a Semana de Tecnologia, em execução a partir de segunda-feira (1º) na sede de dez municípios, incluindo a capital Porto Velho.
No seminário de apicultura serão quatro palestras – duas pela manhã e outras duas à tarde – abordando cooperativismo, competitividade, oportunidade de mercado e produção.
O evento é uma realização dos parceiros Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural Rondônia, prefeituras de Vilhena, Colorado do Oeste e Cerejeiras, Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Cooperativa Apícola Portal da Amazônia.
Os apicultores rondonienses assistirão às palestras “Cooperativas: riscos, responsabilidades e oportunidades”, com o consultor Robson Raad, de Minas Gerais; “Apicultura competitiva”, com Vinicius Paiva Silva, consultor de Vilhena; “Oportunidades de mercado para a apicultura: uma possibilidade de desenvolvimento sustentado”, com o extensionista peruano Llaxacondor, e “Da produção para o mercado”, com Wanderley Marques, do Sebrae em Rondônia.
O ALVO
Para o gestor do Senar em Rondônia, Josciney Viana de Faria, o seminário mostra a evolução da apicultura no Estado, o desempenho dos parceiros, além da crescente demanda do mel. “Também podemos destacar as ações de capacitação, com cursos e treinamentos do público-alvo”.
De acordo com a gestora do Projeto Apicultura Integrado e Sustentável do Sebrae em Rondônia, Meire Gimenes Rezino, o seminário busca estimular a participação da força produtiva local na discussão e no acompanhamento do desenvolvimento da apicultura na região sul do Estado, tornando-a competitiva e com lugar nos mercados regional e nacional.
“A conquista de um mercado sólido e sustentável capaz de absorver a produção local de mel, buscando elevar os índices de produtividade e da produção com qualidade, ainda constituem o objetivo dos produtores locais organizados em torno da Cooperativa, com o apoio de várias instituições”, explica Meire Rezino.