Com previsão de investimentos no total de R$ 1 bilhão ao longo dos próximos três anos, o governador Confúcio Moura lançou na tarde desta quarta-feira (19), o mais ousado programa de inclusão social e transferência de renda da Região Norte do Páís, o Plano FutuRO, que vai atuar no sentido de combater a pobreza, erradicar a extrema pobreza e criar oportunidades sustentáveis aos cidadãos.
Pelas estatísticas do IBGE, mais de 300 mil rondonienses vivem em situação de vulnerabilidade, com renda de zero a R$ 140 ao mês.
O Plano FutuRO está sendo planejado desde abril e tem o propósito de mudar vidas. Os 52 municípios serão contemplados com programas de transferência de renda, habitação, educação, acesso aos serviços públicos e inclusão produtiva e tecnológica.
A secretária nacional Extraorinária para Superação da Extrema Pobreza, Ana Fonseca, participa desta solenidade, representando o Ministério de Desenvolvimento Nacional e Combate a Fome (MDS).
O Plano FutuRO está integrado ao plano do governo federal ‘Brasil sem Miséria’ e Rondônia foi o primeiro estado da região norte a pactuar com o MDS o reforço na luta para a erradicação da miséria em Rondônia.
A secretária de Assistência Social do Estado (Seas), Cláudia Moura, esteve na terça-feira (18), em Brasília, onde tratou na Secretaria Nacional de Renda de Cidadania ( Senarc), órgão ligado ao MDS, para integrar o Programa FutuRO ao Bolsa Família.
A assinatura da pcatuação será no dia 11 de Novembro, em Brasília, entre os órgãos envolvidos (Caixa Econômica Federal, Governo de Rondônia e MDS).