Na manhã desta terça-feira (4), os produtores rurais do Assentamento Terra Prometida, localizado na Linha C 60, área rural de Ariquemes, receberam da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic) uma
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na manhã desta terça-feira (4), os produtores rurais do Assentamento Terra Prometida, localizado na Linha C 60, área rural de Ariquemes, receberam da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic) uma máquina de farinha de mandioca, totalmente equipada com prensa mecânica, esfarelador de massa, resfriador de farinha e selador, e também, através de emenda parlamentar do deputado estadual Saulo Moreira.
![]() |
Conforme o presidente da Associação do Coprutep - Consórcio de Produtos Rurais Terra Prometida, José Pereira, a aquisição deste equipamento beneficiará a produção de cerca de 190 famílias que são assistidas atualmente pela associação, produção esta que irá retomar com uma produção de uma tonelada por dia de farinha, que posteriormente começará a ser comercializada nas grandes feiras do Município e Capital. “Tendo a farinheira nós mesmos vamos aumentar a produção de farinha e vender no Município, gerar renda para as famílias, porque antes, a mandioca era levada até outras associações e muitas vezes a gente descascava a mão”, lembrou José Pereira.
Presente na ocasião, o Secretário de Agricultura, expôs acerca da carência de farinha na última compra da merenda escolar, pois não havia a produção nas agroindústrias. “O nosso programa Cultivar Rural veio para ficar, temos uma meta para o início de janeiro de 2016 de chegar a atender cerca de 800 famílias. Vamos voltar com a produção de farinha de mandioca na região. Tenho que parabenizar ao presidente da associação pela forma que está administrando o grupo”, disse.
O prefeito Municipal, bem recebido pelas famílias da associação, discursou também sobre outro compromisso, até o mês de setembro, da inserção das famílias do Terra Prometida no Programa Cultivar Rural, uma renovação em tecnologia agrícola que irá facilitar e trazer inúmeros benefícios para pequenos produtores rurais na região, em que são disponibilizadas cinco horas de utilização da máquina no campo, sendo que o produtor contribui apenas com o diesel. “Incentivamos a variação das plantações, pois defendemos que o produtor rural tenha uns três tipos de renda, como café, mandioca e milho. Com o Cultivar Rural o produtor vai ter uma economia de 70%”, colocou o Prefeito.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!