Oncologista alerta para a necessidade do diagnóstico precoce
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Todo homem precisa conhecer a próstata e toda mulher pode ajudar, alertando seus maridos, pais, outros familiares e amigos. O homem a partir dos 40 anos de idade, deve submeter-se aos exames de PSA, ou toque retal regularmente. A preocupação do oncologista José da Fonseca Tinôco Filho, do Hospital das Clínicas de Porto Velho (RO), reside no fato alarmante de que o câncer da próstata é o mais comum e a segunda causa de mortes em homens com idade a partir dos 50 anos.
Mas, afinal, o que é a próstata. Segundo o doutor Tinôco, é uma glândula do tamanho de uma noz, presente apenas no sexo masculino, localizada na base da bexiga e circunda a parte inicial da uretra, canal que leva a urina da bexiga para o pênis. “A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino. Produz secreções que protegem os espermatozoides ejaculados, aumenta sua mobilidade e facilita a chegada dos mesmos ao óvulo”, explica o oncologista potiguar.
De acordo com o especialista, os sintomas são: dor ou dificuldade para urinar; jato urinário fraco; necessidade de urinar pequenos volumes com grande frequência; incapacidade de esvaziar a bexiga; infecção urinária; cálculo de bexiga, insuficiência renal nos casos de grave obstrução e hidronefrose. “O diagnóstico precoce é a base de uma maior taxa de cura. A biópsia da próstata é imprescindível, quando se tratar de suspeita de formação de tumor ou neoplasias malignas”, alerta o médico do HC de Porto Velho.
Acrescentando, o doutor Tinôco manifestou sua preocupação com o aumento considerável do aumento do câncer de próstata em Porto Velho. Não se tem estatísticas exatas, mas sabe-se que, todos os dias, hospitais públicos e particulares estão com a agenda cheia para cirurgias de câncer de próstata, fruto da insistência do preconceito do homem quando ao toque retal; para muitos, um “tabu”. Entretanto, quanto mais tarde se fizer o diagnóstico, mais difícil será a cura.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!