ABANDONO: Idosos fazem protesto e querem Centro de Convivência de volta

Segundo eles, local que tem diversas atividades para pessoas acima de 60 anos, está fechado para reforma há quase três anos

Na manhã da última terça-feira (11), dezenas de idosos que frequentavam o Centro de Convivência do Idoso (CCI), sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), da Prefeitura de Porto Velho, fizeram um protesto pacífico em frente ao prédio da instituição. 
 
A entidade está localizada na Avenida Amazonas, bairro Tiradentes, zona Leste de Porto Velho. Segundo os manifestantes, o local está fechado há quase três anos, por conta de uma reforma que não acaba nunca. 
 
Souberam que a gente ia fazer o protesto aqui e mandaram as máquinas pra se aparecerem. Não estamos mais acreditando nisso. Por que não deixam o repórter entrar lá pra ver o que está acontecendo? Nem a torneira tá ligada”, disse o senhor Valter Trindade ao repórter William Homem do Tempo.
 
 
Pouco tempo após a reclamação, representantes da Semasf autorizaram os idosos e a reportagem do Rondoniaovivo entrarem no local. O cenário é de abandono e muita sujeira.
 
Na piscina que não é utilizada há muito tempo, muito lodo. Em uma sala, não há parte do forro e uma parede inteira com mofo, por causa de um vazamento no ar-condicionado. 
 
Pelas imagens, há muito o que ser feito no local para que volte a ser digno de receber os senhores e senhoras da melhor idade.
 
 
Respostas
 
O secretário municipal de Assistência Social e Família, Claudi Rocha, disse ao Rondoniaovivo que houve uma reunião na última segunda-feira (10), sobre o andamento da obra do CCI, onde ficou acordado que a Semasf fará todos os esforços possíveis para que a entrega da obra seja o mais breve possível.
 
Claudi Rocha explicou que mesmo ao terminar a obra do CCI, que falta pouco, não será possível retomar as atividades presenciais para os idosos nesse momento, uma vez que os casos de Covid voltaram a disparar com o avanço da variante Ômicron. 
 
Como a clientela do CCI é idosa e extremamente vulnerável ao vírus, está no grupo de risco. O Conselho Municipal do Idoso (CMI) concordou com a posição da Semasf em não retomar as atividades presenciais para os usuários do CCI. 
 
Atuando como órgão fiscalizador das políticas públicas da Prefeitura de Porto Velho aos idosos, o CMI reforçou o pedido de conclusão da obra para que quando o tempo for propício, o espaço já esteja pronto para receber os idosos e idosas para as atividades presenciais.
 
A obra quer dar melhor oferta do serviço no âmbito da Proteção Social Básica. Mantemos nosso compromisso em também resguardar aos idosos quanto à situação pandêmica que assola o país, acrescida do surto de gripe”, informou a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Adriane Soares.
 
 
Os idosos do CCI, em 2021, receberam visita domiciliar da nossa equipe, onde foram realizadas atividades semipresenciais, como as videoconferências do Projeto Renovação, onde os idosos participavam do CCI. Também houve atividades externas, como o encontro alusivo ao Outubro Rosa e Novembro Azul. Claro que não foi possível abrir a todos, contudo em 2022, as atividades externas continuam até que a obra seja concluída”, explicou Claudi Rocha.

Galeria de Fotos da Notícia

ABANDONO: Idosos fazem protesto e querem Centro de Convivência de volta

ABANDONO: Idosos fazem protesto e querem Centro de Convivência de volta

ABANDONO: Idosos fazem protesto e querem Centro de Convivência de volta

ABANDONO: Idosos fazem protesto e querem Centro de Convivência de volta

ABANDONO: Idosos fazem protesto e querem Centro de Convivência de volta

Direito ao esquecimento
Qual sua opinião sobre a ‘Operação Corta Giro’ do Detran?
Como você classifica a gestão da prefeita Valéria Garcia em Pimenteiras do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS