TECNOLOGIA: Energisa investe em drones para inspeção visual da rede elétrica em RO

Os drones possuem autonomia de voo que varia de 15 minutos a 28 minutos

TECNOLOGIA: Energisa investe em drones para inspeção visual da rede elétrica em RO

Foto: Assessoria

A Energisa tem utilizado em Rondônia drones que garantem maior efetividade na detecção de possíveis problemas na rede. Os aparelhos alcançam grandes altitudes e possuem longa autonomia de voo, permitindo uma visão mais ampla e privilegiada da fiação, com menos risco às equipes, para reparos e manutenção onde se fizer necessário.
 
 
“Antes do uso dos drones, os nossos colaboradores precisavam se deslocar para áreas de difícil acesso, com uma densa vegetação, realizando o trabalho de carro e a pé, com o uso apenas de binóculos. Ganhamos muito em termos de agilidade e segurança, sem contar na precisão das informações’’, afirma Alfredo de Brito, gerente de Manutenção da Energisa Rondônia.
 
 
Algumas linhas e subestações possuem a extensão de 40 quilômetros e têm pontos em que a rede fica distante, aproximadamente a 300 metros do asfalto. Inspecionar essas estruturas, assim como outros componentes, a exemplo de isoladores e postes, ficou mais simples. O uso do drone contribui para a qualidade dos trabalhos e garante mais efetividade.
 
 
“É uma tecnologia que tem se mostrado fundamental para auxiliar nas inspeções visuais e que não seria possível olhando por baixo da rede. Com os drones, em conjunto com binóculos e termovisores, nossas fiscalizações e manutenções ficaram muito mais eficazes”, acrescenta Alfredo.
 
 
Os drones possuem autonomia de voo que varia de 15 minutos a 28 minutos. As baterias extras conseguem fazer de 60 a 70 postes, considerando as condições de tempo, vento e a distância. Para estarem aptos a controlar os drones, os técnicos recebem cursos de capacitação.
 
 
“Nosso compromisso é assegurar um fornecimento de energia de qualidade e para isso investimos em tecnologia e nas nossas equipes. Estamos sempre em busca de ampliar e melhorar as nossas ferramentas de trabalho’’, declara o gerente.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS