'LEVANTE E LUTE': Livro conta história dos 'Doutores da Amazônia', ação que começou em RO

Parte da verba arrecadada será destinada a apoiadores e o restante doado para instituições da causa indígena e saúde

'LEVANTE E LUTE': Livro conta história dos 'Doutores da Amazônia', ação que começou em RO

Foto: Divulgação/Doutores da Amazônia

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Após quase uma década de atuação, os Doutores da Amazônia desempenharam um papel crucial no fornecimento de assistência médica especializada a dezenas de comunidades indígenas dispersas por toda a região da Amazônia Legal. Toda essa jornada, que teve início em Rondônia, é agora apresentada no livro intitulado "Levante e Lute".

 

O projeto "Levante e Lute" tem como objetivo destacar a importância do apoio às populações em situação de vulnerabilidade. Uma parte dos fundos arrecadados será destinada aos apoiadores do projeto, enquanto o restante será distribuído para instituições que trabalham no fortalecimento da causa indígena.

 

Este livro foi escrito pela jornalista Ana Augusta Rocha dando voz a Caio Machado, e as fotografias são da autoria de Cassandra Cury. Exemplares serão distribuídos em escolas e instituições, com o propósito de sensibilizar sobre a relevância de iniciativas voltadas para comunidades em situação de vulnerabilidade.

 

Resumindo a história, a trajetória coletiva dos Doutores da Amazônia começou com um chamado que transformou a vida de Caio Machado. Inicialmente, um jovem sem perspectivas, ele descobriu sua verdadeira vocação e determinação em levar cuidados de saúde de alta qualidade para comunidades carentes.

 

Resumo

 

Durante uma missão em Rondônia, no período de 2013 a 2014, Caio vivenciou uma situação única: a histórica enchente do Rio Madeira alterou completamente o cenário, inundando residências e o posto de saúde da comunidade onde ele seria voluntário.

 

Em menos de um ano, os Doutores da Amazônia mobilizaram uma equipe significativa de voluntários. A parceria com a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé representou um marco histórico no voluntariado médico, ao levar equipamentos de alta tecnologia para comunidades e aldeias, demonstrando que é possível oferecer atendimento de qualidade em regiões remotas.

 

 

Quem são

 

A associação foi estabelecida em 2015 no estado de Rondônia, que abriga a maior parte das áreas de atuação do projeto, incluindo o Distrito de Nazaré, a Reserva Extrativista Lago do Cuniã, as Aldeias Paiter Suruí, Uru-eu-wau-wau, Amondawa e Ykolen.

 

Os Doutores da Amazônia são compostos por mais de 600 voluntários atuando em diversas áreas, como medicina, enfermagem e psicologia. Eles oferecem serviços médicos gratuitos em várias especialidades, abrangendo oftalmologia, clínica geral, pediatria e serviços odontológicos.

 

Mais de 80 mil indígenas em oito estados da Amazônia Legal já foram beneficiados com as doações e serviços prestados pela iniciativa.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS