SEM COMPROMISSO: Porto Velho fica fora da certificação do Selo UNICEF para crianças e adolescentes

Foram 11 municípios de RO contemplados com o Selo UNICEF que é voltado para a proteção e melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes

SEM COMPROMISSO: Porto Velho fica fora da certificação do Selo UNICEF para crianças e adolescentes

Foto: UNICEF/BRZ/Marina Domar

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) revelou na quarta-feira, as 11 cidades de Rondônia que mais melhoraram as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024. Essas cidades avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência – e agora recebem o Selo UNICEF.

 

Apesar de ser a capital do estado, o município de Porto Velho ficou fora da certificação. As principais demandas que qualificam para essa certificação ficam na responsabilidade das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.  As gestões dessas três secretarias podem não ter dado a devida atenção à importancia do Selo UNICEF que é referência até para a busca de recursos para políticas públicas. Sem receber a certificação, Porto Velho fica entre as cidades identificadas com baixa qualidade de vida para crianças e adolescentes perdendo para municípios bem menores.

 

Critérios

 

Para chegar a grandes resultados, as cidades premiadas se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais. 

 

Os 11 destaques de Rondônia

 

Nesta edição, o estado de Rondônia conseguiu a certificação de 11 municípios: Ariquemes, Cerejeiras, Corumbiara, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Vilhena, São Miguel do Guaporé e Itapuã do Oeste. Esses municípios se destacaram por cumprir os compromissos estabelecidos e atender aos indicadores exigidos, tornando-se exemplo de boas práticas para a proteção dos jovens.

 

Porto Velho fora da Lista de Certificados

 

Apesar de ter todos os indicadores no verde até o final de 2022, o município de Porto Velho ficou fora da lista de cidades certificadas. Segundo informações, o município deixou de cumprir um indicador essencial no segundo biênio do processo, que foi a etapa final da avaliação. Esse critério estava sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (SEMASF), que também seria a responsável de designar o articulador municipal para garantir o acompanhamento dos indicadores de desempenho, o que não ocorreu por descuido da secretaria. Essa falha impediu Porto Velho de se juntar aos demais municípios do estado que consolidaram o compromisso com as políticas públicas de infância e juventude.

 

Reflexões e próximos passos

 

A exclusão de Porto Velho do grupo de municípios certificados pelo Selo UNICEF evidencia a importância de um monitoramento constante e de uma gestão responsável e engajada. Com o compromisso de investir em um futuro mais promissor para crianças e adolescentes, espera-se que a cidade de Porto Velho e seus gestores tomem como lição a importância da continuidade nas políticas públicas voltadas para a juventude e estejam melhor preparados para as próximas edições do Selo.

 

O Selo UNICEF

 

A certificação do Selo UNICEF é um dos reconhecimentos mais almejados por municípios que se comprometem com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. No entanto, Porto Velho não conseguiu conquistar o selo na última edição devido ao não cumprimento de um dos indicadores essenciais, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (SEMASF). Entenda o Impacto e a Importância da Conquista

 

A Importância do Selo UNICEF para os municípios

 

O Selo UNICEF é um compromisso de gestão pública voltado para a proteção e melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Ao se inscreverem, as prefeituras assumem a responsabilidade de implementar e monitorar uma série de indicadores que abrangem áreas como saúde, educação e assistência social, entre outros aspectos fundamentais para o desenvolvimento de jovens. Esse reconhecimento representa a valorização do município no cenário nacional e o compromisso com políticas públicas eficazes e contínuas para a infância e juventude.

 

Honra e Responsabilidade

 

Ser certificado pelo UNICEF é uma honra e, ao mesmo tempo, um desafio para os municípios. O Selo é sinônimo de qualidade em políticas públicas e reflete a eficiência na implementação de ações que realmente transformam a vida de jovens. Ele também fortalece a rede de proteção social e garante que crianças e adolescentes tenham acesso a serviços de qualidade, um ambiente seguro e oportunidades de crescimento.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Quem você escolheria para substituir Jair Bolsonaro em 2026?
Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS