Estado e Ibama buscam acordo para liberação de planos de manejo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*?Promover o desenvolvimento, respeitando o meio ambiente e implantando programas que promovam o desenvolvimento sustentável é um desafio e uma das metas do nosso governo?, enfatizou o governador Ivo Cassol que solicitou ao superintendente do Ibama que analisasse a situação dos moradores das reservas extrativistas, que precisam retirar o seu sustento, de forma equilibrada e legal, mas que hoje encontram dificuldades em fazê-lo.
*Os seringueiros pedem a agilização nos planos de manejo múltiplo, que incluem desde a extração do látex, até o aproveitamento de cipós, óleos e essências. ?O que depende da atuação do Ibama e estamos buscando um ponto de equilíbrio, para que nem os produtores nem o meio ambiente sejam prejudicados?, observou Cassol.
*O secretário da Sedam, Augustinho Pastore, acrescentou que ?o Estado não tem ingerência sobre o assunto, mas está se mobilizando para buscar uma solução. Nossa preocupação é em promover o desenvolvimento sustentável, com as famílias podendo retirar de forma equilibrada o seu sustento de suas áreas de reservas extrativistas?, completou.
*Participaram da reunião representantes da Organização de Seringueiros de Rondônia (OSR), Cooperativa dos Seringueiros de Rondônia (Cooseron) e da Associação dos Moradores de Reserva Extrativista (Asmorex).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!