*Após a invasão e o quebra-quebra promovidos na Assembléia Legislativa e no Palácio do Governo por manifestantes em Rondônia, o Plenário do Senado aprovou requerimento da senadora Fátima Cleide (PT-RO) para a criação de uma comissão externa que ajude a solucionar a crise institucional no estado. A comissão terá cinco senadores. A revolta da população foi motivada por denúncias de extorsão envolvendo deputados estaduais e o governador Ivo Cassol, divulgadas, domingo passado, pela TV Globo.
*De acordo com a petista, a Assembléia Legislativa de Rondônia não tem condições éticas e morais para conduzir a retomada da normalidade institucional no estado. Pelo menos dez deputados estariam envolvidos com a cobrança de uma propina mensal de R$ 50 mil para garantir governabilidade. Fátima Cleide defende a intervenção do Senado no caso e sugere a realização imediata de novas eleições para governador e deputado estadual, tendo em vista o envolvimento do governador Ivo Cassol com garimpo ilegal. Ele é alvo de investigação do Ministério Público, por supostas irregularidades praticadas quando prefeito do município de Rolim de Moura, segundo informou nota oficial do PT de Rondônia.
*A senadora negou que quatro deputados estaduais do PT tenham assinado o pedido de liminar, concedida pelo desembargador Gabriel Marques, para impedir a veiculação da reportagem da TV Globo no estado. Conforme sustentou, os petistas teriam ingressado, na verdade, com medida cautelar para resguardar a exibição da gravação em Rondônia.