Lauro Fernandes assume a Sedec no lugar do vice-governador Sérgio Gonçalves que foi exonerado ontem (07)
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A exoneração do vice-governador Sérgio Gonçalves (UB) da Secretaria de Estado do Desenvolivmento Econômico (Sedec) faz parte de uma ação estratégica do governador Marcos Rocha (UB) de restringir o poder de Gonçalves, que agora terá apenas o Gabinete de Vice Governador à sua disposição.
Sérgio Gonçalves (UB) foi exonerado devido às divergências administrativas e políticas com Marcos Rocha. A situação politica entre governador e vice se agravou durante o período em que Rocha estava em Israel e foi impedido de retornar ao Brasil, devido aos ataques do Irã. Nesse período, Sérgio Gonçalves tentou fazer mudanças estratégicas no governo, e causou instabilidade institucional e política.
O governador também alegou que Gonçalves tentou articular junto a um grupo de deputados, mudanças na legislação que permite o titular do Estado assinar atos e decretos de forma remota durante viagens.
O novo titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Lauro Fernandes da Silva Junior, já está em atividade nesta terça-feira (08) para o início da reestruturação geral com mudanças no corpo técnico e administrativo da pasta.
Lauro Fernandes tem amplo conhecimento administrativo e estava como titular da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) aonde fazia um trabalho de replanejamento estratégico para ampliar e melhorar os serviços de abastecimento de água e saneamento básico no estado.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) tem como principais atribuições o planejamento, coordenação e execução de políticas e ações relacionadas ao desenvolvimento econômico do estado, abrangendo áreas como infraestrutura, turismo, produção e geração de emprego e renda. Além disso, a Sedec atua na concessão e regulamentação de serviços públicos de transporte, na busca de financiamento para projetos de infraestrutura e na articulação institucional para o desenvolvimento do estado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!