CADA UM POR SI: Governo ignora reclamações e problemas com agendamento da CIN continuam

Polícia Civil diz que prática de ‘vendas de agendamentos’ não constitui crime e disponibiliza canal para denúncias de irregularidades

CADA UM POR SI: Governo ignora reclamações e problemas com agendamento da CIN continuam

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na sexta-feira (14), após publicação de reportagem sobre dificuldades de agendamento para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e uma suposta ‘venda de agendamentos’, a assessoria de comunicação da Polícia Civil de Rondônia entrou em contato com a reportagem de Rondoniaovivo fornecendo um posicionamento sobre a situação. 
 
Via e-mail, encaminhado pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), a Polícia Civil de Rondônia informou que ‘não há investigação em andamento sobre tais fatos, vez que denúncias anteriores demonstraram ser fatos inverídicos’ e que a prática de terceiros cobrando para agendar a emissão da CIN não constitui crime - apenas ‘prestação de serviços de despachante’.
 
Como contou o jornal, lan-houses e indivíduos singulares estão cobrando entre R$ 15 e R$ 25 reais para ‘dar uma mãozinha’ para quem enfrenta dificuldades em agendar o serviço de emissão da CIN pelo Portal Cidadão do Governo de Rondônia.  Como contou o jornal diariamente, às 12h30, são disponibilizadas 520 vagas para agendamento do serviço - 200 destas são destinadas para a capital. 
 
A quantidade, entretanto, é insuficiente, como relatado por pessoas ouvidas pelo jornal e por dezenas de leitores que comentaram na publicação da notícia. “Estou tentando há 3 meses e sem sucesso”, disse uma leitora do jornal. “Isso é fraude, só consegue quem paga pra agendar”, comentou um perfil. 
 
A assessoria da PC/RO completou a nota dizendo que ‘a CNI é gratuita e no estado de Rondônia é entregue em até 10 dias para o cidadão, sendo este um processo rápido em vista dos demais estados do Brasil’ – ignorando que, na realidade concreta, o serviço só consegue ser facilmente agendado se o cidadão pagar um dos tais ‘despachantes’.  
 
Questionada pelo Rondoniaovivo se o Governo de Rondônia planeja aumentar o número de vagas de agendamento disponíveis diariamente ou se pretende expandir o atendimento presencial, a Secom ignorou as perguntas.
 
Para denúncias de irregularidade, a PC/RO disponibiliza o número 197, o WhatsApp (69) 3216-8940 e o e-mail plantao197@mail.dei.pc.ro.gov.br.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que os presídios de Rondônia deveriam ser privatizados?
Se as eleições fossem hoje, qual dos nomes abaixo você escolheria para ocupar o Senado?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS